Os gestores financeiros devem considerar três áreas principais em um plano de 10 pontos, descrito abaixo, enquanto procuram estabilizar seu caixa. Eles devem entender sua posição financeira atual e tomar medidas para proteger essa posição.
Ao fazer isso, é importante identificar setores que representam riscos para a continuidade do negócio e a capacidade comercial da organização a longo prazo.
Na medida em que a resposta global ao Covid-19 evolui, as empresas enfrentam grandes desafios operacionais, financeiros e de liquidez. A principal preocupação agora para muitas delas é como gerenciar a pressão sobre o caixa para superar esse momento.
A capacidade de responder rapidamente a uma crise é essencial. Em uma situação crítica como a pandemia de Covid-19, uma empresa precisa fazer uma avaliação do caixa disponível e do imobilizado em questão de semanas ou mesmo dias.
1. Avalie as possíveis implicações financeiras de curto e médio prazo do Covid-19 em relação ao caixa. Concentre-se na liquidez, incluindo a revisão imediata da previsão de fluxo de caixa a curto prazo e a atualização dos planos e orçamentos do negócio.
2. Realize análises de sensibilidade, projetando cenários pessimistas, incluindo o impacto do câmbio em sua posição de caixa e teste a capacidade de suas ferramentas e sistemas de relatórios financeiros. Por exemplo: eles permitem relatórios em tempo real?
3. Quanto aos financiamentos, revise sua documentação financeira, identificando se há possibilidade de flexibilização em empréstimos ou convênios. Por exemplo: há margem para revisar a capacidade de empréstimo e ativos não onerados, como estoque, contas a receber e propriedade intelectual? E para pleitear iniciativas de financiamento do governo?
4. Realize planos de contingência. Avalie onde e como poderá reduzir custos e realizar a conversão de caixa. Liquidação de ações podem ser realizadas, se necessário.
5. Interaja com clientes, parceiros, fornecedores e investidores. Revise os principais contratos com fornecedores e clientes e identifique se há flexibilidade contratual para alterar os termos de pagamento e preço de ambos os lados. Interaja com fornecedores e clientes para reavaliar os cronogramas e as prioridades de pagamento sempre que possível. Considere a posição de outras partes interessadas importantes (como acionistas, administradores de pensões, reguladores, seguradoras de crédito e empresas de cartão de crédito), incluindo a verificação de apólices de seguro quanto a cláusulas de interrupção de negócios.
Quando houver clareza na posição do caixa, os diretores da empresa e as equipes de gerenciamento devem tomar medidas imediatas para garantir que eles possam, pelo menos, mantê-la.
6. Otimize seu capital de giro para preservar a liquidez. Identifique oportunidades para acessar fontes alternativas de caixa, se necessário. Implemente medidas de conservação de caixa. Por exemplo; isso pode incluir o cancelamento de pedidos não essenciais, realização de trabalho em turno e redução na folha de pagamentos.
7. Procure apoio financeiro adicional de credores existentes e / ou novo financiamento de fornecedores alternativos. Existem oportunidades para gerar caixa via liberação de capital? Obtenha o consentimento dos credores para renúncias a acordos financeiros de curto prazo ou relaxamento em antecipação a possíveis violações dos acordos
8. Implemente planos rápidos de redução de custos com base em sua posição financeira. Considere a possibilidade de designar pessoas específicas para o gerenciamento de ações para ajudar a lidar com o impacto do Covid-19. Isso permitirá respostas rápidas para lidar com questões operacionais e Financeiras à medida que elas surgirem.
Além das principais ações acima, as organizações precisam entender rapidamente quem são seus principais stakeholders (clientes, fornecedores, parceiros, investidores), tanto interna quanto externamente. O gerenciamento das partes interessadas pode ser desafiador em um cenário estressado, principalmente onde os interesses são conflitantes e há demandas significativas por informações em tempo real.
9. Desenvolva um plano de comunicação claro para criar meios de contatos eficientes em todos os seus canais. Consulte as equipes e gerenciamento de riscos e marketing para criar ações apropriadas.
10. Identifique as principais partes interessadas externas em seu negócio. Envolva-se rápida e proativamente com eles. Entenda sua posição atual. Considere como eles podem agir e quaisquer problemas associados que possam surgir. Trabalhe com as partes interessadas para minimizar ou mitigar o impacto no seu fluxo de caixa.