Finanças Corporativas

7 Maneiras de melhorar o Fluxo de Caixa do seu negócio

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6.8.2020
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3 min
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Equipe LeverPro
Sumário

Fluxo de caixa é a base da saúde financeira de qualquer empresa. Embora muitos empreendedores concentrem seus esforços no aumento da receita, ignorar o controle rigoroso do fluxo de caixa pode comprometer severamente a sustentabilidade do negócio.

A administração do próprio negócio traz grandes desafios, mas um dos maiores é gerenciar o fluxo de caixa, a força vital da empresa.

No entanto, as empresas geralmente subestimam sua importância, pensando que, enquanto estiverem ocupadas com a receita, seu negócio sobreviverá e crescerá. No entanto, com despesas regulares como salários, aluguel, ações e impostos a pagar, sem um fluxo de caixa adequado seu negócio pode estagnar e fracassar.

Nesse sentido, aqui estão sete procedimentos para melhorar os fluxos de caixa no seu negócio:

1. Mantenha as previsões de fluxo de caixa atualizadas


A previsão de caixa é a base para qualquer tomada de decisão financeira. Sem esse controle, a empresa navega às cegas. O ideal é manter um modelo de projeção de curto, médio e longo prazo, alinhado ao orçamento empresarial, e atualizado sempre que houver variações relevantes nas receitas, custos ou condições de mercado.

Com base em suas vendas anteriores, estabeleça um registro dos prováveis períodos de ​​altas e baixas em suas vendas e despesas. Prevendo as despesas esperadas, como aluguel, salários, equipamentos e impostos, contra o caixa recebido das vendas, você poderá identificar quando sua empresa precisará de capital adicional. Ferramentas de automatização, como a LeverPro podem ajudar a montar essas previsões automaticamente, permitindo que você monitore e gerencie melhor seu fluxo de caixa em tempo real.

A prática de comparar o orçado com o realizado (orçamento x forecast) permite identificar desvios rapidamente e tomar ações corretivas. Além disso, considerar sazonalidades, ciclos econômicos e variações de câmbio é fundamental para negócios com exposição internacional ou grande dependência de commodities.

2. Simplifique o faturamento

O ciclo de faturamento está diretamente ligado à eficiência do fluxo de caixa. Quanto mais rápido você consegue faturar, mais cedo receberá. Empresas que demoram a emitir notas fiscais ou dependem de processos manuais comprometem o capital de giro sem perceber.

Adiar a criação e o envio de faturas, em favor de se concentrar em prioridades comerciais mais imediatas, trará um impacto negativo direto em seu resultado diário, o que significa que levará mais tempo para contar com seus recebíveis.

Esse problema é agravado se você ainda depende do envio de faturas em cópia impressa, o que pode levar muitos dias para chegar e atrasar ainda mais o recebimento do pagamento. Sua empresa perde a oportunidade de alavancar e potencialmente reinvestir a receita obtida.

Existem ferramentas que criam e enviam faturas aos seus clientes por e-mail com apenas alguns cliques. Essas faturas eletrônicas também incluem um botão de pagamento, o que significa que seus clientes podem pagar facilmente com cartão apenas clicando em um link.

A emissão digital também reduz erros operacionais, facilita a conciliação bancária e melhora a experiência do cliente, que tende a pagar mais rapidamente quando os meios de pagamento são acessíveis, rápidos e confiáveis.

3. Defina suas condições de pagamento

Uma política de crédito bem definida protege o caixa da empresa. É recomendável classificar os clientes por perfil de risco e estabelecer prazos distintos conforme o histórico de pagamento e o volume de compras.

Ao emitir uma fatura, verifique se as condições de pagamento estão claramente comunicadas. Se um cliente deixar de efetuar o pagamento até a data de vencimento, faça um processo de acompanhamento.

Soluções automatizadas também podem ajudar notificando quando os clientes abrem o e-mail da fatura e novamente quando o pagamento está atrasado.

vencimento e pós-vencimento, é essencial para empresas que operam com grandes volumes de crédito a clientes. Isso reduz inadimplência e aumenta a previsibilidade do fluxo de caixa.

4. Evite aceitar cheques


O uso de cheques em todo o mundo está diminuindo à medida que as empresas e até os países percebem que esse é um dos métodos de pagamento mais ineficientes em termos de custo e velocidade do pagamento.

No entanto, algumas empresas continuam utilizando cheques por hábito e falta de conhecimento de uma alternativa digital adequada. Permitir que sua empresa aceite pagamentos com cartão ou transferência bancária permitirá que você receba mais rapidamente do que com cheque, melhorando seu fluxo de caixa e modernizando a percepção da sua marca.

Você também pode incentivar os clientes a alterar sua forma de pagamento oferecendo um desconto, por exemplo: "Receba um desconto de 3% nesta fatura se for paga dentro de sete dias".

Além disso, o recebimento digital permite automatizar o reconhecimento de receitas no sistema contábil e viabiliza a integração com ferramentas de BI para análise de inadimplência por região, produto ou carteira de clientes.

5. Modernize seu ponto de venda

O ponto de venda é onde o dinheiro entra. Modernizá-lo com soluções integradas de pagamento acelera as entradas no caixa e reduz a dependência de meios físicos.

Com o crescimento dos pagamentos por celular e cartão, os clientes estão se acostumando aos pagamentos eletrônicos. Isso terá um impacto crescente nas empresas que não puderem aceitar novas formas de pagamento.

A compra de um terminal de pagamento ajudará a solucionar esse problema, permitindo que você comece a aceitar rapidamente pagamentos por cartão de crédito e débito, sem contato e dispositivos com comunicação de proximidade (NFC). Com esse sistema implantado, seus clientes poderão pagar mais rapidamente, sem depender de dinheiro, além de economizar tempo, graças apagamentos efetuados eletronicamente.

Terminais POS modernos ainda permitem integração com ERP, split de pagamento, controle de comissões e categorização automática de receitas. Essa inteligência contribui diretamente para a eficiência financeira e controle do fluxo de caixa operacional.

6. Aceite pagamentos em qualquer lugar

No cenário de omnicanalidade, oferecer meios de pagamento diversos e flexíveis é fundamental para manter a conversão de vendas e a recorrência de receita.

Em algumas situações ao se fazer pedidos on-line, os clientes preferem ver os produtos antes de pagar. O dinheiro na entrega é uma opção amplamente usada para atender a essa necessidade do cliente. Embora essa opção possa atrair novos clientes para os seus negócios, ainda existem muitos custos ocultos no processo.

As taxas de não entrega são altas devido à falta de dinheiro em mãos ou trocas, o dinheiro pode ser perdido ou roubado, e a reconciliação e a liquidação manual levam tempo. A implementação de uma solução de PDV móvel para aceitar pagamentos com cartão e celular ajudará a superar muitos dos desafios que podem afetar negativamente seu fluxo de caixa.

Além disso, utilizar sistemas que integram PDVs móveis com plataformas de vendas e CRM pode gerar relatórios automáticos de recebimento, margens por canal e performance de vendas, auxiliando o planejamento de caixa.

7. Alavanque crédito sem juros

Utilizar corretamente o crédito oferecido por instituições financeiras pode ajudar a suavizar os ciclos de entrada e saída de caixa sem recorrer a empréstimos onerosos.

Em alguns casos e para certos fornecedores, uma boa opção pode ser o pagamento com cartão de crédito. A instituição financeira que emite seu cartão de crédito pode fornecer conselhos sobre se essa é uma opção viável e pode fornecer até 55 dias de crédito sem juros, impactando positivamente seu fluxo de caixa.

Como em todos os cartões de crédito, será necessário agendar pagamentos para evitar taxas de pagamento com atraso e cobranças de juros. Além disso, considere conversar com seus fornecedores para ver se eles podem oferecer um desconto por pagamento antecipado, ajudando a reduzir suas despesas e beneficiar seus negócios.

Essa estratégia, quando bem controlada, melhora a alavancagem operacional e reduz o custo médio ponderado de capital (WACC), sendo especialmente relevante em empresas com alta intensidade de capital ou sazonalidade forte.

Conclusão

A implementação disciplinada desses sete procedimentos permite transformar o fluxo de caixa em ferramenta de inteligência financeira, e não apenas um controle de entradas e saídas.

Com tecnologia, automação e uma abordagem integrada com orçamento e planejamento, sua empresa estará mais preparada para crescer de forma sustentável, com liquidez, previsibilidade e menor exposição a riscos operacionais.

Gostou do conteúdo? Confira também nosso blog exclusivo e aprenda Como usar o Fluxo de Caixa indireto e direto e qual escolher para seu negócio.

Fontes e Referências

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