Demonstrações Contábeis

Conheça tudo sobre o DRA (Demonstração de Resultado Abrangente)

today
14.7.2023
schedule
7 min
person
Equipe LeverPro

A DRA é uma demonstração contábil muito importante para aqueles que buscam analisar as alterações no patrimônio líquido da empresa dentro de um determinado período. Além de sua relevância, em algumas declarações contábeis e até na constituição dos livros contábeis, a DRA pode ser obrigatória, dependendo o caso em que ela está sendo utilizada.


Se você busca entender mais sobre DRA, acompanhe nosso artigo e entenda a importância desta demonstração para a contabilidade e respectivamente para as empresas.

O que é DRA?

A Demonstração de Resultado Abrangente (DRA) mostrará as alterações ocorridas no patrimônio líquido de uma empresa dentro de um período determinado. Para isso, é preciso entender que existem valores relacionados ao patrimônio líquido que refletem ao patrimônio da empresa, tais como:

  • Reserva de lucros;
  • Prejuízos Acumulados;
  • Capital Social Integralizado;
  • Capital Social a integralizar;
  • Ajuste do exercício anterior;
  • Adiantamento Para Futuro Aumento de Capital (AFAC);
  • Dentre outras contas.

Portanto, se existem alterações dentro do PL em um período, essas mudanças aparecerão na DRA e com ela, o gestor poderá reconhecer as alterações de forma mais rápida e prática, sem a necessidade de comparar balancetes ou Balanços Patrimoniais.

Curso Gratuito sobre Demonstrações Contábeis

Como fazer uma DRA?

Normalmente os sistemas contábeis têm ferramentas para gerar uma DRA, mas, é importante conhecer sua estrutura para avaliar se o sistema está gerando o relatório certo.

Inclusive, quando outras empresas vêm para a contabilidade, transferidas de outros escritórios, é importante analisar os demonstrativos e avaliar se eles estão corretos.

Portanto, uma DRA contém as seguintes informações:

  • Resultados líquidos do período;
  • Contas referentes ao resultado abrangente;
  • Equivalência patrimonial de outros resultados abrangentes;
  • Resultado abrangente total.

O Resultado Abrangente é constituído por diversas contas que podem incluir:

  • Ajuste de avaliação patrimonial;
  • Variações da reserva de reavaliação;
  • Ganhos e perdas em planos de pensão;
  • Ganhos e perdas derivados da conversão de demonstrações de operações no exterior.

Portanto a estrutura de uma DRA é desenvolvida da seguinte forma:

  • Resultado Líquido do Período
  • (+/-) Outros Resultados Abrangentes
  • Ajuste de Instrumento Financeiro
  • Ajuste de Conversão do Período
  • (+/-) Resultado de Equivalência Patrimonial
  • Ganhos Abrangentes em Coligadas
  • = Resultado Abrangente

Quais são as obrigatoriedades da DRA?

Por mais que a DRA não seja citada na lei das S.A (empresas de sociedade anônima), a demonstração contábil é obrigatória segundo o CPC 26 e segundo a deliberação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) 645/10

O conselho federal de contabilidade também possui regras incluindo a DRA dentro das demonstrações contábeis que uma empresa precisa emitir, segundo NBC TG 06 (R1).

Observando tais regras, grande parte das empresas fazem a emissão e divulgação da DRA periodicamente, assim como às companhias de capital aberto que possuem ações listadas na bolsa de valores.

Portanto, se você quer saber mais como está a evolução da conta de patrimônio líquido de uma companhia listada na bolsa, a DRA é um ótimo instrumento.

Vantagens e Desvantagens da DRA

A grande vantagem referente à DRA está na possibilidade de conhecer os valores que influenciaram nas mudanças do patrimônio líquido. Como demonstrado na estrutura da DRA, há diversas contas que podem influenciar diretamente no Patrimônio Líquido de uma empresa, apesar de não estarem presentes nesta demonstração.

Vale destacar que o gestor identificará tais valores por meio de um balancete, ou balanço, mas todo o processo de análise acaba sendo mais demorado e com poucos dados. Com a DRA tudo se torna muito mais fácil e simples, sendo possível até fazer a comparação entre os valores dos relatórios.

A desvantagem da DRA está é que dentro dela, talvez não haja todos os valores referentes ao Patrimônio Líquido da empresa, uma vez que a DMPL (Demonstrativo Mutação do Patrimônio Líquido) traz com mais detalhes as alterações no patrimônio líquido da companhia. Ou seja, dentro da DMPL, é bem provável que você encontrará os valores da DRA. Até mesmo no DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) o gestor poderá encontrar valores relacionados a DRA.

Desse modo, a DRA é um relatório mais analítico e não tão “abrangente” com relação ao patrimônio líquido, uma vez que ela dá mais ênfase às coisas de resultado abrangente.

Portanto, entender mais sobre a DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido), ajudará a complementar o entendimento sobre DRA.

Exemplos de DRA

Para entender melhor como analisar e estruturar esta demonstração, vamos analisar a DRA da empresa Cielo referente ao quarto trimestre de 2022, veja a seguir;

DRA - Exemplo de Estrutura
Exemplo de DRA da Cielo S.A.

Tanto em 2022 quanto em 2021, às movimentações referentes ao resultado abrangente envolvem as contas de variação cambial sobre investimento no exterior e benefícios pós-emprego.

No caso dos valores referentes à variação cambial sobre o investimento, em ambos os anos, o saldo ficou positivo, portanto, houve ganho para a Cielo. 

Com relação ao valor dos benefícios pós-emprego, tais valores se referem a expectativas de despesas com assistência médica. Portanto, neste caso, também houve um ganho em ambos os anos. Assim, o resultado abrangente em ambos os anos foi positivo. 

Em 2022 a movimentação positiva ficou em R$ 139.388 milhões, enquanto em 2021 o saldo foi de R$ 15.375 milhões.

Em seguida, vamos analisar um segundo exemplo, referente à DRA da empresa WEG;

DRA - Exemplo de Estrutura
Exemplo de DRA da WEG S.A.

No demonstrativo acima, podemos ver que a empresa possui contas diferentes que influenciaram de outras formas o patrimônio líquido da companhia, como a conta Hedge Accounting (líquido de impostos), que seria algo equivalente à “contabilidade de cobertura”. Tal conta serve para demonstrar os valores utilizados para proteger a empresa das flutuações do mercado com relação a outras moedas, como o dólar. 

Assim, em 2022 a firma terminou o ano com um resultado negativo, reduzindo o Patrimônio Líquido, enquanto em 2021 houve ganhos no hedge.

Já a segunda conta que é de “ajustes acumulados de conversão de moedas” que também se trata de outras divisas, teve resultado negativo em 2022 e resultado positivo em 2021. Ao realizar uma breve análise podemos identificar que ano de 2022 registrou oscilações desfavoráveis as operações de proteção, enquanto em 2021 a proteção gerou bons resultados.

Ao final, os resultados gerados reduziram o valor do resultado abrangente de 2022, enquanto em 2021, os ganhos se somaram ao resultado líquido da companhia.

DRA e a automação contábil

Mesmo com os sistemas contábeis tendo meios e ferramentas para criarem seus próprios relatórios, como a DRA e tantos outros, muitos sistemas são incapazes de gerar relatórios padronizados ou complexos.

Assim, os funcionários por vezes precisam gastar horas junto aos atendimentos dos sistemas contábeis na tentativa de compreender e conseguir fazer alguma mudança no relatório. Com o intuito de reduzir esse tipo de trabalho e oferecer algo mais simples e eficiente, existem plataformas de automação contábil que facilitam a vida da contabilidade ao invés de complicar. 

Através de uma boa plataforma de automação será possível melhorar o design dos relatórios, deixando-os mais completos, inserindo notas explicativas sobre as contas que ali estão. Existe a possibilidade de até reproduzir um conjunto de relatórios com um layout mais amigável e padronizado.

Desse modo, a automação contábil permite desenvolver diversos relatórios contábeis com o intuito de melhorar a performance da empresa e consequentemente trazer mais clareza na comunicação com os seus clientes.

Fontes e Referências

últimos artigos