Demonstrações Contábeis

Domine a DMPL para gerenciar os recursos do seu negócio

today
11.8.2022
schedule
7 min
person
Equipe LeverPro

A DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido) é um documento que tem como função gerenciar os recursos de uma organização.

Ou seja, a DMPL é uma Demonstração Contábil completa que representa as movimentações ocorridas no patrimônio líquido em determinado período. Sua principal função é monitorar as finanças da empresa.

Além de ser essencial para o processo de tomada de decisões mais assertivas, outra vantagem da DMPL é na prestação de contas para os sócios de uma empresa. Para aprender a construir uma DMPL passo-a-passo e entender como usar este documento no seu dia-a-dia, continue lendo!

O que é DMPL na Contabilidade?

Antes de entrar em mais detalhes, é importante aprofundar na essência desse termo:

Demonstração: é o ato de demonstrar. Nesse caso estamos falando do recurso capaz de atestar a veracidade ou a autenticidade de algo.

Mutações: é aquilo que troca ou permuta entre duas partes.

Patrimônio Líquido: corresponde à riqueza de uma empresa, aquilo que realmente pertence aos acionistas ou proprietários. Em linhas técnicas, é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização.


É importante ressaltar que essa ferramenta não é obrigatória para todos os tipos de empresas, mas está presente em boa parte das empresas. Contabilmente, estamos falando de um mecanismo muito utilizado nas grandes corporações, mas que ganhou notoriedade geral no mercado atual. Tendo em vista que vivemos na era das informações, controlar esses dados é de suma importância. Para isso é necessário entender a funcionalidade desta ferramenta.

Ressaltamos que, por se tratar de movimentações financeiras, a DMPL pode ser confundida com a DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) ou com a DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados), mas possuem funções diferentes.

A DMPL busca demonstrar a movimentação em todas as contas de Patrimônio Líquido, enquanto a DLPA demonstra apenas os valores das contas Lucro ou Prejuízo Acumulado do Patrimônio Líquido. Por sua vez, a DFC simplesmente apresenta entradas e saídas do caixa da empresa e o resultado destas movimentações em certo período.

Para que serve a DMPL e como usar em seu negócio?

Atualmente os indicadores são o principal produto de uma empresa. E quando se fala de indicadores, trata-se de dados que geram informações para o tomador de decisão. Quanto maior o controle sobre esses dados, mas assertivo tende a ser o próximo passo da empresa. Desta forma, a demonstração das mutações do patrimônio líquido é a grande aliada de qualquer empresa.

Entretanto, se engana quem acredita que esses dados, ou esses controles, servem somente para grandes empresas. Toda empresa necessita de um controle gerencial, independente do seu tamanho.

Visando garantir o controle de todos esses dados, a contabilidade utiliza da DMPL para monitorar os dados, gerando uma maior precisão no cenário contábil.

É possível confundir entre DMPL e Balanço Patrimonial, uma vez que suas explicações têm sinergia, mas não se engane! O balanço patrimonial mostra a situação do patrimônio líquido em um determinado período; em contrapartida a DMPL demonstra de forma completa o efeito que certas decisões tiveram no patrimônio durante o mesmo período. São análises diferentes, porém complementares. O uso correto da DMPL em sua empresa vai proporcionar visões gerenciais mais claras. 

Uma análise detalhada das informações financeiras pode seguir duas linhas: A primeira mostra a força organizacional como um todo ou a fraqueza de determinado setor. Não é possível corrigir algo sem contar com dados precisos. Corrigir um problema embasado em informações pouco confiáveis é o mesmo que postergar uma dor.

Executar com precisão a DMPL proporciona uma grande aliada para o avanço preciso da organização. Quem controla os dados, controla o rumo da empresa.


A DMPL é obrigatória para todos?


Como dito anteriormente, a DMPL não é obrigatória a todos os setores. Para as empresas de capital aberto, a DMPL é obrigatória, conforme especificado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) na instrução nº 59/1986.

O motivo dessa obrigatoriedade é que a partir da DMPL os investidores podem acompanhar as variações no patrimônio líquido da organização e entender sua situação patrimonial. Isso proporciona mais segurança para todos os investidores da bolsa de valores. Para as demais empresas, a construção da DMPL não é obrigatória. 

Todavia, mesmo não sendo obrigatória, essa ferramenta é de extrema importância para o controle e gestão do Patrimônio Líquido.


Qual é a estrutura de uma DMPL?

A elaboração da DMPL não chega a ser algo muito complexo dentro da contabilidade. Aos usuários, aprender a elaborá-la pode parecer enigmático, entretanto é algo crucial para sua efetividade.

Antes de prosseguir, gostaríamos de lembrar que é nossa função descrever como funciona esse modelo na prática, mas também é nossa função informar você que já não é mais necessário gastar horas elaborando essa tabela. Existem softwares inteligentes que entregam isso com muita agilidade e precisão.

Agora, vamos para a elaboração da DMPL.

Um modelo de DMPL envolve primeiramente uma tabela, onde cada conta do patrimônio líquido da organização corresponde a uma coluna. A última das colunas da tabela do modelo de DMPL é reservada ao resultado. Após isso, você deve registrar os números nas colunas, sendo que em cada linha ficam os dados de transação. 

Em vias gerais, a elaboração da DMPL consiste na representação do capital, da reserva de capital, das reservas de lucro, ajustes do patrimônio, ações em tesouraria e dos lucros ou prejuízos acumulados.

Desta forma, pode-se dizer que a DMPL segue o seguinte modelo:

- Saldos do começo do período considerado;

- Ajustes de exercícios anteriores;

- Capital acrescido;

- Compensações relacionadas a prejuízos;

- Destinação, no exercício, do lucro líquido;

- Como os lucros são distribuídos;

- Avaliação de ativos;

- Diminuição do capital;

- Resultado líquido obtido no exercício;

- Reversão de reservas e lucros, bem como transferências destes;

- Saldos obtidos quando da finalização do exercício.



Com essas informações dispostas em uma tabela, temos pronta a estrutura da DMPL. Cada uma das contas que compõem o patrimônio líquido é alocada em uma coluna, sendo a última delas destinada para a obtenção do resultado. O passo seguinte é alocar os valores em suas respectivas colunas, de modo que os dados relacionados a uma mesma transação fiquem na mesma linha.

Ao englobar todos os segmentos dos recursos, o modelo DMPL é dividido da seguinte forma:

Reservas de capital: Consiste nos saldos de dinheiro que não podem ser distribuídos entre os investidores. Portanto, são incorporados ao capital social da empresa ou compensados como lucro acumulado. Caso não haja mais saldo de reserva de lucro disponível.

Reserva de lucro: A assembleia de acionistas, junto da administração da empresa, determina o direcionamento que é dado para as reservas formadas a partir do lucro líquido disponível.

Lucro ou prejuízo acumulado: Está relacionada à participação dos acionistas na empresa, referindo-se, dessa forma, ao lucro mínimo ao qual têm direito ou ao prejuízo a que podem ser submetidos. Esses valores variam de acordo com os resultados obtidos pela empresa.

Como fazer a DMPL, passo-a-passo.


Para facilitar o entendimento deste cálculo, vamos reunir as informações descritas anteriormente, em um passo a passo, elaborando uma planilha conforme o modelo abaixo:

Exemplo de DMPL Estrutura
Exemplo de Estrutura da DMPL



1. Adicione os Saldos de Abertura:

Preencha os saldos de cada conta em suas respectivas linhas do documento na data do balanço final do exercício anterior, some estes valores e preencha a coluna “Total” com o resultado.

2. Acrescente as variações que ocorreram nas contas:

Adicione ou subtraia todos os movimentos financeiros que aconteceram em cada conta no período respectivo, acrescentando novas linhas conforme necessário.

3. Totalize os valores:

Por fim, vamos calcular o total dos valores de cada coluna, assegurando que os resultados coincidam com os saldos do balanço, linha por linha, colocando os resultados na coluna “Total”.

Esse é um dos métodos de estruturação da DMPL; uma forma eficiente e capaz de demonstrar a situação em que se encontra a organização.

Curso Gratuito sobre Demonstrações Contábeis


Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

Você pode estar se perguntando:

“O meu contador sabe fazer uma DMPL?”

“Como eu vou garantir que a minha análise está coerente?”

“Como posso otimizar esse procedimento?”. 

No decorrer do artigo, discorremos sobre o processo de otimização das informações para trazer clareza para sua análise. 

Agora pense quantas horas lhe restam para analisar esses dados após o exaustivo processo de construção do relatório? Qual o grau de precisão desses dados? Você estaria confortável para tomar decisões rápidas com base nos dados gerados manualmente? Quanto tempo o empresário poderia dedicar para a análise de seus resultados caso pudesse consegui-los prontos?

Hoje já contamos com ERPs e softwares que são conectados diretamente no seu sistema, proporcionando mais dinamismo, rapidez e confiabilidade a esse processo. Independentemente de onde esteja, você poderá acessar os dados e tomar decisões com mais facilidade.

Quantas falhas humanas podem acontecer nesse processo? Sabemos que quando se trata de uma base muito grande de dados, alguns números podem passar despercebidos, ocorrer erros de digitação ou nas fórmulas, entre outros.

Mas caso a empresa conte com um software inteligente, integrado diretamente ao ERP ou no sistema próprio, o risco de erro cai drasticamente. Os algoritmos foram criados para não deixar passar nenhuma informação, sem uma análise devida.


Conclusão


Ao longo deste artigo, procuramos deixar claro que a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é uma ferramenta indispensável para o dia-a-dia de qualquer empresa, permitindo uma análise completa do uso dos recursos da empresa ao longo do período.

De forma resumida, DMPL nos permite acompanhar o desenvolvimento e evolução do patrimônio do negócio, determinar estratégias para crescimento da empresa e monitorar a influência do nosso patrimônio no mercado.

É importante ressaltar que igualmente importante é o controle dos dados utilizados na geração destas demonstrações, para garantir que as informações utilizadas na construção dos relatórios estejam atualizadas e precisas. Com informações rápidas e confiáveis é possível tomar decisões assertivas sobre o controle do capital corporativo, tornando suas finanças mais consolidadas.

Com vantagens como a redução da quantidade de tarefas operacionais do seu departamento financeiro, velocidade e disponibilidade de dados para análise gerencial, e as razões mencionadas anteriormente fica fácil entender porque recomendamos o uso de uma solução de planejamento financeiro para a automação contábil do seu negócio.

Fontes e Referências

últimos artigos