FP&A

FP&A (Planejamento e Análise Financeira): O Guia Completo

today
6.10.2022
schedule
6 min
person
Equipe LeverPro

FP&A, termo em inglês para Financial Planning and Analysis (Planejamento e Análise Financeira), é um conjunto de atividades de planejamento e análise financeira.

Fundamental para o crescimento organizacional, o FP&A contribuiu para a realização de planejamento, orçamento, previsões e análises de informações empresariais que demonstram as relações de causa e efeito entre os atos de gestão e os resultados financeiros do negócio.

O profissional de FP&A atua na área de planejamento e controladoria, já que são funções que buscam aperfeiçoar os recursos financeiros e econômicos da empresa, buscando melhorar sua produtividade.

Equipes de Planejamento e Análise Financeira (FP&A) desempenham um papel crucial nas empresas, papel esse que é fundamental para as tomadas de decisões corporativas juntas do CFO, CEO e Conselho de Administração.

Com o mercado cada vez mais competitivo, um profissional de FP&A, é extremamente importante dentro da operação, para desempenhar um planejamento e análises financeiras que contribuirão para o bom desempenho operacional.

Considera-se que os resultados financeiros são consequências do desempenho de todas as áreas operacionais da empresa, assim, o FP&A precisa enxergar a organização como um todo, para interpretar as informações financeiras, e proceder de forma assertiva.

Qual o papel de um analista de FP&A?

Analista de FP&A, é o gestor do desempenho financeiro. Ele atua diretamente com o CFO e CEO, onde a partir da meta definido por eles, o analista supervisionará o andamento para atingir tais resultados.

Estes profissionais de FP&A supervisionam uma ampla gama de assuntos financeiros, tais como;

  • Demonstrações Contábeis / Financeiras (DRE, DFC, Balanço Patrimonial, entre outros);
  • Suporte ao controller para garantir governança;
  • Projeção e consolidação de informações utilizadas em Orçamento, Forecast; 
  • Receitas e despesas;
  • Tributária;
  • Despesas oriunda de capital;
  • Investimentos;

Assuntos estes que detalharemos no decorrer do artigo. Com isto os analistas financeiros são encarregados de examinar, analisar e avaliar a as atividades financeiras e mapear o futuro financeiro da empresa.

Para tais análises, o analista levará em consideração alguns fatores econômicos. A partir dos dados da empresa, e com o cenário macroeconômico que é apresentado, é possível tomar decisões que anteciparão alguns obstáculos, podendo solucionar eles de forma amena, sem que prejudique os resultados. 

E o que faz um Gerente de FP&A?

Juntamente do analista, temos o gerente de FP&A, este tem papel muito estratégico dentro da operação, ele tem um olhar crítico em relação aos dados apresentados. Podemos dizer que o analista filtra as informações, e encaminha para o gerente, que analisará e posicionará quais medidas devem ser tomadas a partir do que foi apresentado.

O gerente tentará detectar anomalias de dados, tendências ou desvios, para em seguida apresentar as melhores estratégias.  

Vale ressaltar algumas atividades que o Gerente de FP&A tem, diferente do Analista;

  • Análise e projeção de fluxo de caixa de curto prazo;
  • Antecipar dúvidas sobre o fluxo de caixa e as projeções financeiras da empresa;
  • Fornecer análise financeira favoráveis aos avanços da empresa;
  • Realizar análise de variância.
  • Entre outras funções complementares.

Ressaltamos que Analista e Gerente trabalham em conjunto para apresentar soluções para a organização.

As principais funções dos FP&A nas corporações:

Listaremos algumas responsabilidades dos profissionais de FP&A;

  • Validação e compilação de dados financeiros;
  • Planejamento da área; 
  • Projeções financeiras;
  • Produção de relatórios de gerenciamento; 
  • Entendimento e elaboração do orçamento;
  • Investimentos planejados;
  • Determinar quais produtos ou linhas de produtos da empresa geram a maior parte do seu lucro líquido;
  • Examinar e avaliar a relação custo-benefício de cada departamento da empresa, considerando a porcentagem de recursos financeiros da empresa que cada departamento consome;
  • Preparar relatórios internos para a liderança executiva e apoiar a tomada de decisões;
  • Criar, atualizar e fazer a manutenção de modelos financeiros e previsões detalhadas das operações futuras da empresa;
  • Considerar oportunidades para a empresa expandir ou crescer. Realizando mapeamentos de planos de crescimento, incluindo dispêndios de capital e investimentos. Gerando previsões financeiras de três a cinco anos.

No final, espera-se que os analistas financeiros, juntamente do gerente forneçam à alta gerência análises e conselhos sobre como utilizar os recursos financeiros da empresa com mais eficiência para aumentar a lucratividade e aumentar a empresa a uma taxa ideal, evitando colocar a empresa em sério risco financeiro.

Caso a empresa não tenha essas informações aqui descritas, se faz necessário um mapeamento de todas as estruturas, para que possa ser desenvolvido e executado.

Em muitos casos as empresas têm essas informações, mas por falta de organização, elas se perdem, e não conseguem tomar decisões assertivas. Este profissional, conseguirá organizar, para ajustar os processos e proceder de forma eficiente.

Ferramentas de FP&A

Os profissionais de FP&A contam com o auxílio de ferramentas para desempenhar suas tarefas, entretanto, é importante ressaltar que existe uma diferença entre ferramentas de FP&A e ferramentas de B.I.

Comparação entre FP&A e BI
Tabela de Comparação entre Ferramentas de FP&A e Ferramentas de B.I.

Diferenças estas que são importantes para que o profissional conte com as melhores funcionalidades para executar suas tarefas.

Estas são apenas algumas particularidades que diferenciam uma ferramenta da outra. Para se aprofundar neste tema, confira nosso artigo sobre a diferença entre ferramentas de FP&A e BI. 


O trabalho de FP&A é para você?

Analistas e especialistas em planejamento e análise financeira são planejadores financeiros. 

Desta forma, este profissional lida diariamente com planilhas de Excel, e informações financeiras, que auxiliam nas tomadas de decisões. Todo esse material ele é primordial para desenvolver cenários e trabalhar em conjunto com os principais cargos da empresa.

O planejador financeiro além das tarefas já descritas, contribuirá junto com o seu gerente, CFO e CEO, a planejar o melhor rumo da organização.

Todas essas personas, tem a tarefa de apresentar soluções para os cenários apresentados no dia a dia da empresa. E além de soluções, planejar um crescimento, evitando obstáculos que surgirem. 

Planejamento orçamentário, gestão orçamentária e planejamento estratégico, também fazem parte da rotina destes profissionais.

Quanto à remuneração do profissional de FP&A, varia substancialmente entre diferentes setores e empresas, mas giram em torno de R$5.000 para Analista Júnior, e R$8.000 para Sênior, combinado com um bônus potencial de 10-15%.

Entramos mais em detalhes sobre tudo isso em nosso artigo sobre o trabalho, carreira e salário de um profissional de FP&A.

Certificações de FP&A

Para obter a certificação o candidato deve possuir um diploma de bacharel, ou estar cursando graduação com foco na área de finanças (economia, contabilidade, finanças ou negócios).

Ao obter essa certificação o candidato comprovará diversas habilidades que fará diferença em sua carreira e na hora de procurar por essa vaga dentro de alguma organização. 

Com esse certificado o profissional atesta que está apto a fornecer as informações e processos que foram aqui descritos ao longo deste artigo.

Importante ressaltar, que o certificado torna o profissional muito mais competitivo frente ao mercado, garante para a empresa que ele possui as competências básicas para essa vaga, e faz com que o mesmo possa desenvolver seu trabalho de forma mais abrangente, já angariando cargos mais altos.

Conclusão 

Como descrito ao longo deste artigo, o profissional de FP&A tem papel crucial dentro das empresas. Ele está envolvido nos principais setores, auxiliando e contribuindo para a tomada de decisões. É a partir de suas análises, que a empresa consegue ter um panorama geral de como está a situação, para que possa executar as melhores medidas.

Um profissional desta área contribuirá de forma expressiva junto aos principais cargos, para que possam executar planos estratégicos, proporcionando um crescimento sustentável.

últimos artigos