Demonstrações Contábeis

Notas Explicativas na Contabilidade: Guia Prático com Exemplos

today
3.11.2022
schedule
10 min
person
Equipe LeverPro

Entre as principais Demonstrações Contábeis de uma empresa, está as notas explicativas. Juntamente do Balanço Patrimonial, da DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) e da DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa), este relatório tem um importante espaço nas relatórios contábeis de qualquer empresa.

É através das notas explicativas que o gestor terá condições de reconhecer eventuais mudanças na contabilidade da empresa, principalmente quando há ajustes de exercícios anteriores.

Correções e mudanças na contabilidade são mencionadas nas notas explicativas e auxiliam o gestor na hora de analisar o Balanço e DRE. Se você busca conhecer mais sobre o que são as notas explicativas, sua obrigatoriedade, como elaborar e analisar, e mais, acompanhe o artigo.  

O que são Notas Explicativas?

As notas explicativas são informações complementares às demonstrações financeiras de um negócio, clarificando divergências e alterações feitas, explicando os fatos contábeis de destaque ocorridos na organização.

Ou seja, o principal objetivo da nota explicativa é esclarecer os eventos contábeis da empresa no período. Portanto, se a companhia realizou ajuste do exercício anterior, a nota explicativa mostrará quais foram os lançamentos, as contas e o porquê do ajuste.

Outras contas como as do ativo, passivo e do patrimônio líquido, também tem seu espaço na nota explicativa. Quando as contas não possuem muitas alterações, ou ajustes, a nota explicativa traz o saldo inicial e final, mostrando a evolução das contas.

Outros detalhes, como os valores de empréstimos, financiamentos e imobilizados, também estão representados na nota explicativa. 

Há obrigatoriedade na divulgação da nota explicativa?

As notas explicativas são obrigatórias para empresas S/A (Sociedade Anônima), como exigida no § 4º do artigo 176 da Lei 6.404/1976.

Para empresas que enviam o SPED ECD, a nota explicativa também é obrigatória, como descrito na resolução 1.255/09, que aprovou a NBC TG 1000, onde diz que as entidades devem elaborar as notas explicativas.

Importante destacar que algumas empresas do lucro Presumido e todas do lucro Real, são obrigadas a enviar a ECD periodicamente, portanto, para essas empresas há exigência de enviar a nota explicativa também.

Como Usar a Nota Explicativa?

Dentro de um período, dependendo da empresa, milhares de lançamentos são realizados e nem sempre os valores, saldos e lançamentos estão corretos. Quando há divergências e ajustes, tais correções devem aparecer na nota explicativa.

Como mencionado anteriormente, eventos como empréstimos, financiamentos, aquisições de imobilizado, investimentos e pagamento de multas, indenizações e demais, também têm lugar garantido na nota explicativa.

Em suma, em torno de 80% dos eventos que aparecem no Balanço Patrimonial tem espaço na nota explicativa. Portanto, para utilizar de forma eficiente o gestor precisará ter em mãos o Balanço Patrimonial e fazer uma boa análise de ambos os relatórios.

Inclusive, a nota explicativa em seu formato, segue as ordens de contas e grupos de um Balanço Patrimonial, facilitando o estudo conjunto ao relatório contábil.

O que deve conter?

Há vários itens que devem estar contidos em uma nota explicativa. 

Todos os pontos são referentes ao Balanço Patrimonial, assim, não é comum ver contas de resultado no relatório. Dentre os principais tópicos que devem ser abordados em uma nota explicativa existem:

  • Breve contexto operacional, mostrando detalhes de como a empresa performou em tal período;
  • Introdução mencionando as principais práticas contábeis;
  • Evolução e valores dos Estoques;
  • Investimentos;
  • Imobilizado;
  • Diferidos;
  • Financiamento;
  • Capital;
  • Provisão para contingências;
  • Instrumentos financeiros;
  • Cobertura de seguros;
  • Dentre outras contas.

Cada uma das contas contábeis que forem inseridas na nota explicativa deve contar com saldo inicial e final. Desse modo, o gestor quando analisar o relatório terá condições de avaliar a movimentação que houve na conta dentro do período.

Analisando um Exemplo de Notas Explicativas

A análise deve ser conduzida com a ajuda de outros relatórios contábeis, como o Balanço Patrimonial. Por meio do balanço, o gestor analisará a performance da empresa no período e as movimentações das contas. Haverá algumas contas que vão despertar o interesse do gestor e elas são aquelas que deverão ser avaliadas dentro da nota explicativa.

Por exemplo: A empresa Vale do Rio Doce em 2020 tinha no Balanço Patrimonial, a conta: Passivos relacionados a Brumadinho com saldo inicial de R$ 6.319 e saldo final de R$ 9.925, ou seja houve um aumento de mais de 57%.

Por se tratar de algo que foi noticiado e que trouxe perdas imensuráveis à cidade de Brumadinho e a população, a conta dentro do Balanço traz preocupação e desperta a curiosidade para mais explicações de como os valores estão sendo provisionados dentro do passivo. 

Notas Explicativas em Balanço Patrimonial - Vale do Rio Doce - Brumadinho
Balanço Patrimonial da Vale do Rio Doce - Passivo

Ao lado da conta existe um código 23, onde o gestor ou acionista pode procurar dentro da nota explicativa e conhecer com detalhes do que se referem os valores.

Segue trecho retirado da nota explicativa:

23. Rompimento da barragem de Brumadinho

Em 25 de janeiro de 2019, uma barragem de rejeitos (“Barragem I”) rompeu na mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, Minas Gerais. 
O rompimento liberou um fluxo de rejeitos, destruindo algumas das instalações da Vale, afetando as comunidades locais e causando impacto no meio ambiente. Os rejeitos liberados causaram um impacto de cerca de 315 km de extensão, atingindo as proximidades do rio Paraopeba. O rompimento da barragem em Brumadinho (“evento”) resultou em 270 fatalidades ou fatalidades presumidas.
Como consequência do rompimento da barragem, a Companhia vem reconhecendo provisões para atender aos compromissos assumidos, incluindo descaracterização de barragens, indenizações individuais aos que foram afetados pelo evento, gastos com reparação das áreas impactadas e compensação à sociedade, conforme demonstrado abaixo:

Então o que indicam as notas explicativas

No caso da Vale, a nota indica que a empresa está assumindo suas responsabilidades judiciais e evidenciando os impactos em seu passivo. Inclusive, destacando a conta com o processo referente à Brumadinho. Essa transparência é importante para os investidores, acionistas e aos gestores.

Curso Gratuito sobre Demonstrações Contábeis

Como fazer Notas Explicativas Contábeis - com Exemplo

A nota explicativa deve trazer os elementos do Balanço Patrimonial e caso seja do interesse do gestor, pode evidenciar com detalhes outros relatórios, como o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa), DVA (Demonstrativo do Valor Adicionado), entre outros.  

Conheça como é feita na prática uma nota explicativa:

Primeiro, a nota explicativa deve trazer um contexto sobre a operação da firma no período e quais serão as metodologias contábeis utilizadas. Posteriormente, os relatórios contábeis que serão alvos da nota, como o balanço e os demais já citados.

Por meio de uma numeração, cada um dos itens dos relatórios deve ser identificado e depois numerados em ordem na nota. Assim as notas explicativas trará informações relevantes sobre cada uma das contas, ajudando a elucidar eventuais dúvidas dos gestores da empresa. Vale destacar que esses passos para fazer uma nota explicativa foram identificados no relatório da empresa Vale do Rio Doce.

Acompanhe o modelo de nota explicativa, evidenciando o trecho do ativo e sua explicação referente a nota do Vale do Rio Doce:

Balanço Patrimonial:

Notas Explicativas em Balanço Patrimonial - Vale do Rio Doce - Brumadinho - Ativos
Balanço Patrimonial da Vale do Rio Doce - Ativo

Nota explicativa:

17. Imobilizado

     a) Movimentações durante o Exercício

Política Contábil

Os ativos imobilizados são reconhecidos pelo custo de aquisição ou construção, líquido da depreciação acumulada e perdas por redução do valor recuperável.
Os custos dos ativos minerários desenvolvidos internamente são determinados por (i) custos diretos e indiretamente atribuídos à construção da planta da mina; (ii) encargos financeiros incorridos durante o período de construção; (iii) depreciação de bens utilizados na construção; (iv) estimativa de gastos com descomissionamento e restauração da localidade; e (v) outros gastos capitalizáveis ocorridos durante a fase de desenvolvimento da mina (quando o projeto se prova gerador de benefício econômico e existem capacidade e intenção da Companhia de concluir o projeto).
A exaustão dos ativos minerários é apurada com base na relação obtida entre a produção efetiva e o montante total das reservas minerais provadas e prováveis.
Os ativos imobilizados e outros ativos minerários são depreciados pelo método linear, com base na vida útil estimada, a partir da data em que os ativos se encontram disponíveis para serem utilizados no uso pretendido e são capitalizados. A exceção são os terrenos que não são depreciados.

Além de trazer as movimentações que ocorreram no período, a nota explicativa deverá mostrar qual é a polícia de contabilização das contas. Assim, o gestor conseguirá interpretar os números considerando a forma de contabilização.

Como a nota explicativa pode abranger uma quantidade significativa de relatórios e conta, a construção de um relatório desse porte pode levar muito tempo, inclusive para sistemas contábeis.

Mas com a automação industrial, todo esse processo levará menos tempo e os resultados podem ser ainda melhores. Através de uma plataforma inteligente e de baixo custo, o gestor da empresa ou até a contabilidade, pode integrar os relatórios contábeis e por meio de uma padronização, podem elaborar uma nota explicativa completa e relevante ajudando na tomada de decisão.

Na LeverPro, uma plataforma de FP&A completa com módulos contábil, financeiro e orçamentário, é possível criar notas explicativas com facilidade dentro de demonstrações contábeis automatizadas e adaptáveis às necessidades do seu negócio, agilizando em até 50% o seu processo de fechamento contábil.

Clique aqui para saber mais.

Fontes e Referências

últimos artigos